VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU O POR QUE OS DEDOS ESTRALAM?
As articulações são estruturas que unem um osso ao outro com vários tecidos conectivos e ligamentos. Nossas articulações são envolvidas por uma espécie de cápsula que lá dentro dela contém um liquido transparente com o nome de Sinóvia (Fluido sinovial), esse liquido é responsável por facilitar o movimento da nossa articulação, tendo a função de um lubrificante e assim tornando nossos movimentos mais fáceis e não dolorosos.
Esse som que faz quando estralamos os dedos ou qualquer articulação, acontece porque dentro dessas capsulas que estão envolvendo nossas articulações existem bolhas de gases de nitrogênio, oxigênio e Dióxido de carbono e quando fazemos algum movimento essas bolhas muitas vezes estouram semelhante a uma bexiga. Acompanhe a imagem a baixo:
Você já percebeu que nunca conseguimos estralar os dedos logo em seguida? E sabe o porque? Esses gases que envolve nossas articulações demoram em torno de 20 a 30 minutos para ser formar novamente.
Muitos falam que estralar o dedo seja algo prejudicial as nossas articulações, mas ainda não há estudos que comprovem isso. Porém o correto veja que você tome cautela, pois alguns especialistas afirmam que estralar os dedos podem fazer com que você perca o liquido que envolve as articulações, e com isso ocasionando o surgimento de artrite e artrose. Se ou estralar o dedo você sentir dor o recomendado é que você procurar um especialista.
Várias pessoas mantem o habito de estralar os dedos ou até mesmo outras partes do corpo como: Pescoço, cotovelos e ombros para ter aquela sensação de alívio e ouvir o famoso ” Crec, Crec ” que as articulações fazem quando estralam, para muitos é uma sensação boa, mas para a sua surpresa isso não é recomendado. Se você deseja ter esse tipo de alívio é melhor procurar um especialista, assim você terá essa sensação boa sem prejudicar as suas articulações.
Para você garantir a saúde das suas articulações é indispensável que você mantenha uma vida saudável e uma alimentação saudável, sempre praticando exercícios com cautela. Qualquer dúvida procure um ortopedista.
Fonte : OciosoCurioso